Prêmio Embraco de Ecologia seleciona projetos de CEIs joinvilenses
Instituições receberão 10 mil reais cada para implantar ideias de educação socioambiental
Cuidado com espécies ameaçadas como as abelhas, construções sustentáveis, acolhimento à diversidade e integração da comunidade. Esses são os temas dos quatro projetos vencedores do Prêmio Embraco de Ecologia 2019, que receberão R$ 10 mil cada um para a implantação das ideias durante o ano de 2020. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã de quarta-feira, 4 de dezembro, na unidade da Nidec Global Appliance, em Joinville.
O Centro de Educação Infantil (CEI) Aventuras de Criança, do Bairro Aventureiro, foi contemplado com o projeto “A casa sustentável”, que prevê a construção de um espaço pedagógico que auxilie na educação socioambiental dos alunos. Já o CEI Professora Felícia Cardoso Vieira, do Costa e Silva, foi escolhido com a proposta “Jardim de Mel – Um zum, zum que poliniza a vida!”. A instituição já mantém um meliponário, com espécies nativas de abelhas sem ferrão, que são cultivadas pela equipe e pelas crianças. A ideia é aumentar o espaço e a quantidade dos insetos, contribuindo para a preservação e disseminando a importância do cuidado para com a espécie.
No Jardim Sofia, o CEI que leva o nome do bairro foi escolhido para implantar o projeto “Abraço a Terra que a vida me dá, abraço a vida de todo lugar”. Como a região vem recebendo muitas famílias de outros lugares do Brasil e também do Haiti, a equipe percebeu a necessidade de criar um projeto de aprendizagem que integre as culturas diversas a partir de oficinas de artesanato, apresentações culturais, entre outros.
Já o CEI Justina Rosa Fachini, localizado no Morro do Meio, foi selecionado pelo projeto “TRI- Território das Relações Intergeracionais”. A ideia é transformar a instituição escolar em um espaço de troca intergeracional, por meio das artes, do cultivo de hortaliças e da integração com a comunidade.
Este ano, o Prêmio Embraco de Ecologia recebeu 16 projetos de escolas municipais, estaduais e centros de educação infantil. A seleção foi feita por um comitê interno da empresa, que envolveu colaboradores de diversas áreas como Comunicação, Meio Ambiente, Marketing, entre outros.
Além da verba, as escolas terão o acompanhamento de uma consultoria em sustentabilidade. Além disso, durante o evento, as quatro ganhadoras foram contempladas com troféus produzidos por colaboradores da Nidec Global Appliance que fazem parte do Círculo de Controle de Qualidade (CCQ). As peças foram criadas com materiais descartados e sucatas na própria companhia.
Sobre o Prêmio Embraco de Ecologia
Uma das mais importantes iniciativas de educação socioambiental de Santa Catarina, o Prêmio Embraco de Ecologia, já beneficiou mais de 100 mil pessoas e teve 114 projetos implantados ao longo de 27 anos de realização. O objetivo do Prêmio, considerado uma das boas práticas do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), é estimular uma transformação no ambiente escolar, viabilizando espaços educadores sustentáveis.
Sobre a Nidec Global Appliance
Com mais de 14 mil colaboradores distribuídos em 8 países, a Nidec Global Appliance produz soluções para refrigeração Embraco para uma variedade de aplicações, dos segmentos residencial, comercial, assim como motores para lavadoras de louças, lavadora de roupas e secadoras. Seu foco é entregar um amplo portfólio capaz de atender às necessidades dos clientes por meio de produtos com altos padrões de qualidade, desempenho e eficiência energética.
Contatos de Imprensa
GLOBAL
Deise Roza
[email protected]
BRASIL
JOINVILLE E REGIÃO
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO
As propostas serão analisadas